10 segredos da ortodontia que você precisa saber.

 

Entre a teoria e a prática existe um imenso abismo que as divisam. E isso vale para qualquer profissão, inclusive a ortodontia.

Isso não significa, entretanto, que a formatura deve encerrar a jornada dos profissionais de Odontologia pela área acadêmica. Muito pelo contrário: é o momento de aliar a absorção de conhecimentos com novas informações e a execução do que já foi assimilado.

Pensando nisso, listamos os 10 segredos da ortodontia que você não aprendeu na faculdade e deve saber o quanto antes. Confira!

Segredo da ortodontia #1
Entenda que as movimentações ortodônticas são regidas pelas leis da física.

No calor diário do exercício da profissão, a ortodontia trabalha intrinsecamente com as leis da Física, de maneira que ocorra a movimentação dentária desejada.

Afinal de contas, estamos lidando com uma remodelação óssea, na qual é estimulada uma reação de reabsorção e neoformação óssea que segue uma lei das ciências exatas em particular: a Dinâmica da Mecânica.

Trata-se de um movimento que resgata os fundamentos da Terceira lei da Dinâmica de Isaac Newton (1642-1727): “para cada ação existe uma reação equivalente e oposta”.

Segredo da ortodontia #2
Conquiste seu paciente na primeira consulta!

A primeira consulta é fundamental para a fidelização do paciente ortodôntico. Pois é a partir dela que se estabelece um vínculo de segurança, confiança e respeito mútuo.

Em nosso curso, todo o seu desenvolvimento é estruturado para que os cuidados a serem tomados, na primeira consulta, sejam seguidos e garantam ao profissional as informações necessárias para oferecer o melhor atendimento possível ao paciente ortodôntico.

Segredo da ortodontia #3
A documentação ortodôntica é essencial para o sucesso!

A documentação ortodôntica é, basicamente, o conjunto de evidências que permite ao profissional tomar as melhores decisões para a correta movimentação dentária.

Assim, o profissional tem uma previsão mais assertiva do crescimento ósseo do complexo maxilo-mandibular e da movimentação dos dentes e ossos da face do paciente, permitindo:

  • Um bom diagnóstico da arcada dentária;
  • A total clareza a respeito da situação óssea;
  • Facilidade em planejar e calcular o prazo aproximado para a conclusão do tratamento.

E o que seria a documentação ortodôntica? Um conjunto de exames, que inclui: radiografias, fotografias intra e extra-bucais, modelos em gesso das arcadas dentárias, análises cefalométricas.

Segredo da ortodontia #4
Um bom diagnóstico ortodôntico é fundamental.

As boas práticas de um bom diagnóstico ortodôntico, consistem na busca e identificação da natureza do problema de seus pacientes.

Este é o ponto de partida de qualquer tratamento, sendo fundamental o equilíbrio entre conhecimento teórico e o uso de novas ferramentas que auxiliam na clareza e eficácia do procedimento.

Um bom diagnóstico ortodôntico é livre de opiniões e julgamentos: trata-se de um parecer elaborado por meio de muita pesquisa científica.

Segredo da ortodontia #5
O planejamento é a base de todo atendimento.

O planejamento é a base de todo atendimento ortodôntico.

E, no nosso curso, você vai aprender que é possível criar métodos harmonizados em tecnologia, sabedoria e experiência, de maneira que o tratamento ortodôntico seja objetivo e eficaz.

Segredo da ortodontia #6
Entenda a ação dos dispositivos ortodônticos e sua correta utilização.

Não faltam técnicas e materiais ortodônticos, hoje em dia, que funcionem melhor de acordo com as necessidades de cada paciente.

Por isso, é fundamental que o profissional se mantenha em contínuo aperfeiçoamento, dispondo das melhores técnicas e tecnologias para o bem-estar dos seus pacientes, e que saiba tudo a respeito do funcionamento de cada um e a devida instalação deles.

Segredo da ortodontia #7
Informe e motive seu paciente para obter sucesso no tratamento

Tão importante quanto os melhores dispositivos e técnicas é a motivação dos pacientes, que tem significativo impacto na condução do tratamento ortodôntico.

Por isso, o profissional deve explorar, com objetividade e transparência, as etapas do tratamento, expondo os objetivos, expectativas e o resultado das ações previstas.

Conosco, você aprende a lidar com essa situação da maneira correta: informação e motivação caminham lado a lado em qualquer tratamento ortodôntico.

Segredo da ortodontia #8
Como roteirizar um tratamento ortodôntico?

Aprofundar seus conhecimentos no curso que oferecemos permite que você entenda a visão macro, do tratamento, e consiga esmiuçá-lo por etapas, criando um verdadeiro roteiro dos seus tratamentos ortodônticos.

Isso tudo permite ao profissional uma gestão melhor do seu tempo e mais confiança nos serviços prestados, bem como garante a comunicação eficiente com o paciente.

Segredo da ortodontia #9
Qual o passo a passo para as etapas do tratamento ortodôntico?

Nesse pequeno roteiro profissional está previsto tudo que compreende o atendimento desde o primeiro contato com o paciente até a conclusão do tratamento — que, normalmente, compreende a remoção da contenção.

Segredo da ortodontia #10
Fique atento à fase de contenção.

Por fim, um dos grandes segredos da ortodontia que só se aprende na prática, consiste na sensibilidade em compreender, a fundo, a instabilidade dos tratamentos ortodônticos, e aprender a identificar as soluções para garantir o melhor resultado.

Com isso, nosso curso aponta as principais orientações para que não existam imprevistos na condução da carreira ortodôntica, mas uma completa consultoria para formar profissionais capazes de tornar as instabilidades da ortodontia em resultados sólidos.

Saiba mais sobre o curso Fundamentos para a Prática Ortodôntica aqui.

PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E ENTRAREMOS EM CONTATO

[fbcomments/* Instale e configure o plugin Facebook Comments - https://wordpress.org/plugins/facebook-comments-plugin/ */]